Festival de Teatro expande-se por sete freguesias do concelho

Por: Rita Ribeiro
28-02-2019


O concelho de Pombal recebe três oficinas e treze espetáculos teatrais no âmbito de mais uma edição do Festival de Teatro de Pombal, que inclui sessões na cidade e em sete freguesias do concelho de 1 a 24 de Março.

“Na edição de 2019, a aposta na programação destinada aos públicos das freguesias é reforçada”, com vista a “descentralizar o festival e o acesso ao teatro nas diferentes localidades do concelho”, onde sobe para “nove o número de palcos onde a programação se desenvolve”, revela a autarquia.

O humorista Salvador Martinha abre esta temporada do Festival de Teatro, com o espetáculo “Cabeça Ausente”, que promete arrancar muitas gargalhadas na noite desta sexta-feira, 1 de março. Na cidade, as sessões continuam a 8 de março, com a companhia Teatro Meridional a apresentar “O Sr. Ibrahim e as Flores do Corão”, e “4 Clowns do Apocalipse” é a proposta para o dia 15 de Março, numa coprodução das companhias Teatro Montemuro e Absolute Theatre.

Dois dias depois, a 17 de Março, sobe ao palco a companhia brasileira Cia. Boto-Vermelho, que traz a Pombal “João por um fio”, e segue-se a peça “ETC…” que terá duas sessões no dia 19 de Março, destinadas ao público escolar.

O Jardim do Cardal acolhe a última sessão desta edição do Festival de Teatro, a 23 de Março, com um espetáculo de entrada livre que conta com a chancela da Artemrede e é financiado pelo programa Centro 2020. Ali a companhia PIA – Projecto de Intervenção Artística apresenta “Entremundos”, que faz imergir os espectadores “numa dimensão entre vivos e mortos, um espaço entre o purgatório e o limbo, onde se inicia uma viagem por um universo imaginário inspirado na morte”.

Assim, além do Teatro-Cine e do Jardim do Cardal, na cidade de Pombal, os espetáculos sobem igualmente aos palcos das freguesias de Abiul, Carnide, Vermoil, Meirinhas, Redinha, bem como das uniões de freguesias da Guia, Ilha e Mata Mourisca e de Santiago e São Simão de Litém e Albergaria dos Doze. Desta forma, logo no primeiro fim-de-semana o Festival de Teatro chega a Carnide, com o TAP a apresentar a peça “Lusíadas?”, no sábado (2), no auditório da Junta de Freguesia. Uma semana mais tarde, no sábado (9), é a vez do salão da Filarmónica Vermoilense receber a mesma companhia com o mesmo espetáculo, que narra de forma criativa e numa versão condensada a obra “Os Lusíadas” de Luís de Camões.

Nos dias 22, 23 e 24 de Março, a companhia S.A. Marionetas leva à cena “A Farsa do Sapateiro”, respetivamente, na Associação Recreativa e Cultural de Pousadas Vedras, na Associação Recreativa das Meirinhas e no Salão Paroquial de São Simão de Litém. Também no dia 22 de Março, o GATA sobe ao palco do Centro Paroquial da Ilha com “Um Sonho de Uma Noite e Verão”, uma adaptação da obra de Shakespeare. No dia seguinte (24), o teatro chega ao auditório da Junta de Freguesia de Abiul, onde o grupo Gatinhos leva a palco a peça “Quinta da Cidadania”, que apresenta as peripécias dos animais de uma quinta que à noite ganham voz e convivem entre si.

Além destes espectáculos as freguesias de Carnide, Vermoil e Abiul recebem ainda a Oficina Crac, Cric, Croc… para uma oficina criativa de construção de marionetas dinamizada pelo Serviço Educativo do Teatro-Cine de Pombal, respetivamente nos dias 2, 9 e 24 de Março. A iniciativa resulta de uma parceria entre o Município e o Teatro Amador de Pombal (TAP). As reservas para os espetáculos do Festival de Teatro estão disponíveis na bilheteira online do portal do município.

Publicidade
  • MyPassion
  • MyPassion
  • MyPassion
  • MyPassion
  • MyPassion
  • MyPassion
  • MyPassion
  • MyPassion
  • MyPassion
Relacionadas
Informação útil
Pombal

15º
15º 13º

Qui.

15º13º

Sex.

14º13º

Sab.

16º12º

Dom.

20º15º

Publicidade
Últimas