Caixas de Crédito Agrícola de Pombal e Ansião em processo de fusão

Por: Rita Ribeiro
21-12-2018


As Caixas de Crédito Agrícola Mútuo de Pombal e das Serras de Ansião anunciaram, recentemente, que se encontram num “processo de fusão”, com vista à união das duas Caixas, que deverá ocorrer durante o ano de 2019.

“Este processo não decorre, felizmente, de qualquer deficiência de cariz económico-financeiro em nenhuma das duas Caixas mas sim da necessidade de ambas ganharem escala, responderem às exigências do regulador, partilharem os seus recursos, nomeadamente os humanos, para melhor responderem aos desafios do presente e do futuro”, revelam as duas entidades em comunicado conjunto, e esclarecem que se desenha o “nascimento de uma nova Caixa a partir das duas atualmente existentes”, com uma nova denominação social e uma nova estrutura organizacional. De acordo com a mesma nota as duas Caixas apresentam uma “situação líquida superior a oitenta milhões de euros e um Activo na ordem dos setecentos milhões de euros”, sendo que  “a nova Caixa abrangerá os Concelhos de Pombal, Ansião, Condeixa, Soure e Penela, resultando assim na maior Caixa Agrícola do país”.

Desta forma, o “Crédito Agrícola ganhará maior capacidade de cumprir a sua missão no território das Terras de Sicó, continuando a distinguir-se como banca de proximidade”. Dado que, “apesar das alterações estatutárias e organizacionais previstas, o rosto do crédito agrícola nos nossos balcões continuará a ser o mesmo e as relações de confiança e proximidade com os sócios e clientes serão inalteradas e inalienáveis”, garantem.

As razões de ser deste projecto, “assenta em duas vertentes: por um lado - o crescente nível de exigência em termos legais e organizacionais”, e por outro lado, “a união das duas Caixas Agrícolas, permitirá uma melhor afetação de recursos, especialmente os humanos, às novas exigências do mercado bancário decorrentes”, e “proporcionará também maior capacidade de intervenção no mercado, nomeadamente no setor empresarial -  porque a união faz a força”.

Esta situação atinge um conjunto de Caixas de pequena dimensão, gerando um movimento de fusões, abrangendo, para já, “mais de 25% das 80 Caixas existentes”. Este processo será presente às Assembleias Gerais de ambas as Caixas para ser submetido à sua apreciação e votação.

Publicidade
  • MyPassion
  • MyPassion
  • MyPassion
  • MyPassion
  • MyPassion
  • MyPassion
  • MyPassion
  • MyPassion
  • MyPassion
  • MyPassion
Relacionadas
Informação útil
Pombal

19º
19º 18º

Qua.

18º18º

Qui.

19º18º

Sex.

19º18º

Sab.

20º19º

Publicidade
Últimas