Bombeiros Voluntários celebraram 106.º aniversário com mais 24 operacionais

Por: PombalTV
29-05-2018


A Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Pombal celebrou no domingo, 20 de maio, o seu 106º aniversário, em dia de festa o destaque foi para o ingresso de duas dezenas de novos voluntários, que se juntam aos quase 200 elementos operacionais da instituição e o batismo de seis novos veículos.

Para além das habituais condecorações por “bons e efetivos serviços”, foi dada posse a Abílio Veríssimo como novo Adjunto de Comando, passando a juntar-se aos atuais adjuntos João Carlos Santos e Nuno Marto.

“O número de bombeiros vai aumentar, este ano, com o corpo ativo a receber mais 24 bombeiros, que fizeram o ingresso na carreira”, afirmou Paulo Albano, comandante da corporação, durante a sessão solene, frisando que, estes números são resultado “da Escola de Bombeiros, mas também de alguns elementos que começam a ter mais disponibilidade e voltam para o corpo ativo”. Segundo Sérgio Gomes, presidente da instituição, “já iniciámos a formação de mais 26 novos elementos”.

A formação para o próximo ano está, também, já assegurada, com uma nova vaga de 26 voluntários. “Apesar de tudo, os elementos que temos são sempre insuficientes porque comparando a dimensão do nosso corpo de bombeiros e o do nosso concelho, 24 elementos parecem muitos mas, para o nosso distrito e para os quatro quartéis, não é suficiente”, realçou.

Sérgio Gomes, presidente da Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Pombal, concorda que “o saldo é bastante positivo”, contudo, considera que a Associação, tal como todas as outras no país, se debate com “uma série de dificuldades inerentes a esta atividade”.

O dirigente aproveitou a cerimónia para criticar a falta de apoios governamentais e os valores pagos aos bombeiros: “é assim que querem mais bombeiros nos quarteis?”. “Andámos a maltratar o voluntariado há muitos anos e estamos agora a sofrer por isso”. “Vamos tentando sobreviver e lutando contra essas vicissitudes, que fazem parte do processo normal de um corpo de bombeiros”, salienta. Mesmo assim, “os bombeiros voluntários recomendam-se, estão de boa saúde e pujantes, a crescer de ano para ano”, concluiu.

Publicidade
  • MyPassion
  • MyPassion
  • MyPassion
  • MyPassion
  • MyPassion
  • MyPassion
  • MyPassion
  • MyPassion
  • MyPassion
Relacionadas
Informação útil
Pombal

27º
29º 14º

Seg.

27º15º

Qui.

29º20º

Ter.

29º14º

Sex.

25º20º

Publicidade
Últimas